Positivo do seu jeito

Dicas

® Shutterstock

6 dicas para proteger sua conta do Facebook

Provavelmente o Facebook é uma das redes sociais que você mais utiliza. Saiba como manter a sua conta, fotos e informações pessoais seguras.

5 de dezembro de 2017

por: Equipe Positivo

Manter o seu Facebook seguro é fundamental para evitar que pessoas mal intencionadas utilizem sua conta sem permissão e acabem invadindo a sua privacidade. Parece besteira, mas você já parou para pensar na quantidade de informações que você compartilha na rede social e o quanto isso pode gerar problemas caso caia em mãos erradas?

Facebook
® GIPHY

Hoje as pessoas acessam a internet a partir de diversos dispositivos: no notebook pessoal, no computador do trabalho, no smartphone, no laboratório, no tablet de um amigo, etc. e deixar o Facebook aberto depois de usar é um dos erros mais comuns. Isso porque nós ficamos tão empolgados navegando na rede social e estamos tão acostumados a intercalar internet e vida real, que esquecemos completamente de sair da nossa conta, quando precisamos nos desconectar.

Facebook
® GIPHY

O problema é que esquecer a conta do Facebook aberta em equipamentos de uso público ou comunitário pode ser muito arriscado, uma vez que a rede social guarda uma série de informações importantes sobre a sua vida pessoal, locais que frequenta e pessoas que convive. O próprio Facebook reconhece os imprevistos que este hábito pode gerar, e por isso disponibiliza uma série de configurações que podem ser ativadas para evitar que algo de muito ruim aconteça.

A seguir você vai conferir 6 dicas para proteger melhor o seu Facebook:

1. Receba alertas quando o seu Facebook for acessado de um dispositivo desconhecido.

Facebook
® GIPHY

Ao ativar este recurso, sempre que a sua conta do Facebook for aberta em outro computador, smartphone ou tablet, e também em navegadores que você não acessa habitualmente, um alerta será enviado para o e-mail cadastrado informando os detalhes do acesso. Assim você poderá tomar as devidas providências. Para saber como configurar esta opção clique aqui.

2. Configure a autenticação em dois fatores para dobrar a segurança de acesso

® GIPHY

Com a autenticação em dois fatores do Facebook, sempre que você ou alguém tentar acessar a sua conta em dispositivos não autorizados, um código é enviado para o seu smartphone. Para liberar o acesso, será necessário digitar a senha e inserir este código secreto. Para configurar, clique aqui.

3. Crie senhas fortes

Facebook
® GIPHY

Apesar de ser um recurso básico, senhas fortes dificultam muito a vida de quem tenta invadir perfis alheios. Aproveite este momento e configure senhas novas para todas as suas redes e aplicativos que utiliza. Lembre-se de incluir letras minúsculas e maiúsculas, números e símbolos. Uma boa dica é instalar um aplicativo gerenciador de senhas, como o Keepass.

4. Defina quem pode ver o quê no seu perfil

Facebook
® GIPHY

Separe uns minutos para gerenciar os acessos das pessoas às suas informações, definindo quem pode ver o que você publica ou não no Facebook. Isso impede que desconhecidos tenham acesso a dados importantes da sua conta. Veja como fazer clicando aqui [https://www.facebook.com/help/393920637330807/]

5. Limite os acessos dos aplicativos

Facebook
® GIPHY

O Facebook é a rede social que utilizamos para nos cadastrar na maioria dos aplicativos. Que tal rever a sua lista e bloquear a permissão dos acessos à sua conta? Você vai se surpreender com a quantidade de apps que têm a sua permissão. Veja clicando aqui.

6. Controle a privacidade das suas publicações

Facebook
® GIPHY

Nem tudo o que você publica no Facebook precisa ser mostrado para todas as pessoas que seguem o seu perfil. Antes de postar aquela foto no bar ou compartilhar um vídeo engraçado, defina quem você quer que veja ou não esta publicação. Clique aqui para saber como fazer.

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.