Positivo do seu jeito

Dicas

® Shutterstock

6 dicas para fazer vídeos ótimos com a câmera do seu celular

Você sabia que existem câmeras de smartphones que fazem vídeos tão bons quanto as profissionais? O segredo está na técnica. Veja algumas dicas.

12 de setembro de 2017

por: Equipe Positivo

Você já parou para observar a quantidade de vídeos que assistimos por dia? Basta uma olhadinha rápida nas nossas redes sociais e pronto! Nossa atenção rapidamente é captada pelo Instagram Stories, receitas, gatinhos fofos, alguém fazendo alguma coisa engraçada e mais uma porção de conteúdos, todos com uma coisa em comum: são vídeos.

Vídeos
® GIPHY

Esse tipo de mídia se tornou algo tão presente no nosso dia a dia que se antes ficar em frente de uma câmera era motivo para vergonha e timidez, hoje fazemos com a maior naturalidade, Snapchat, Instagram Stories e grupos do Whatsapp não nos deixam mentir. O que muitas pessoas não sabem é que os smartphones têm câmeras preparadas para produzir esse tipo de mídia e com configurações tão boas quanto as profissionais.

Vídeos
® GIPHY

No entanto, de nada adianta ter uma super câmera na mão e não dominar algumas técnicas para explorar ao máximo os recursos que ela oferece. A seguir listamos 6 dicas para ajudar você a fazer bons vídeos com a câmera do seu celular. Veja:

1. Limpe a lente

O celular nos acompanha em todos os lugares. Colocamos na mesa, na bolsa, na bandeja do restaurante, no bolso do casaco e seguramos das mais diversas formas. Mas apesar da câmera ser projetada para resistir às mais diversas situações, é importante ter o cuidado de limpar a lente antes de sair por aí gravando o seu vídeo, afinal, você provavelmente não vai querer que um pózinho ou uma impressão digital acabe com a sua obra prima, não é?

Se a lente estiver suja, a câmera do celular entende que a sujeira é um objeto e acaba ajustando automaticamente o foco para ela, deixando o fundo todo desfocado. Uma outra dica é utilizar alguns equipamentos para garantir efeitos diferentes aos vídeos, como a lente olho de peixe e a macro, que podem ser encontradas facilmente em lojas de eletrônicos e acessórios para celular.

2. Cuide da iluminação

Assim como nas fotos, a iluminação faz muita diferença nos vídeos. Para saber se a luz está adequada, experimente tirar uma foto antes: se a imagem sair granulada, o seu vídeo não será diferente. Alguns smartphones permitem filmar com o flash ativado, porém é preciso ter cuidado para a imagem não ficar com aquele efeito “estourado”.

Uma boa ideia é, quando a iluminação do ambiente for escura, pedir para um amigo usar a lanterna do celular para gerar uma iluminação indireta. Assim você poderá controlar os pontos que deseja destacar e o resultado será muito melhor.

3. Não faça imagens tremidas

Quem nunca assistiu um vídeo tremido e ficou irritado com o movimento ativo da câmera? Instabilidade da imagem é um problema para quem quer dar um ar “profissional” ao que está produzindo. Uma boa dica é apoiar o celular em alguma superfície lisa e colocar algum objeto para deixar no ângulo certo ou, dependendo do que você for filmar e do nível de importância, usar um tripé próprio para celular, que você pode encontrar nessas lojas de acessórios por um preço razoável.

Se a intenção é só fazer vídeos melhores, sem muito empenho e investimento, vale tomar alguns cuidados em relação à postura e movimentos corporais: segure o celular com as duas mãos e mantenha seus braços juntos ao corpo, apoie-se em alguma parede ou móvel e controle a respiração para ser a mais suave possível. Dessa forma, os movimentos naturais do nosso corpo ficam mais estáveis e garantem mais firmeza na hora de segurar o celular.

Sobre a configuração da câmera

4. Resolução

Ajustar a resolução da câmera de acordo com o objetivo final daquilo que se pretende produzir é um dos passos mais importantes. As câmeras dos celulares são capazes de filmar em 480p (SD), 720p (HD), 1080p (Full HD) ou até 4K sendo que, quanto maior a resolução, maior o arquivo e mais espaço irá ocupar na memória do celular.

A diferença entre as resoluções está na quantidade de pixels capturados em cada imagem. Então antes de começar a gravar, analise a finalidade do vídeo: será algo mais elaborado e produzido? Necessita de clareza nos detalhes ou é algo para ser compartilhado nas redes sociais?

Lembre-se que, se o vídeo vai para as redes sociais, não tem necessidade de ser filmado em alta resolução, além de ocupar muito mais espaço no seu celular, irá gastar todo o pacote de dados e as pessoas irão assistir em qualidade baixa. Neste caso filmar em 480p (SD) é suficiente. Agora, se o objetivo é garantir maior qualidade e riqueza nos detalhes, use a maior resolução possível.

5. Quadros por segundo

® GIPHY

 

Quando você for ajustar a resolução, provavelmente irá aparecer ao lado a quantidade de quadros por segundo, representado pela sigla FPS (Frames Per Second). Esse monte de informações, que muitas vezes aparecem como “1080p30fps” ou “720p60fps”, podem até confundir um pouco, mas são simples de ser entendidas: a primeira é a resolução escolhida, a segunda é a quantidade de quadros por segundo.

As câmeras podem filmar 30 ou 60 FPS, mas no geral fazem em média 30 quadros por segundo. A diferença entre 30 e 60 está na fluidez do vídeo. Em 60 FPS os movimentos ficam mais realistas e isso faz com que a cena se pareça mais “rápida” em relação às gravadas em 30 FPS.

Usar a configuração de 60 quadros por segundo é recomendado para captar imagens de movimento, como uma banda tocando, uma corrida ou apresentação de dança. Lembrando que essa configuração também exige mais espaço disponível na memória do celular, uma vez que grava o dobro de quadros do que a configuração padrão, de 30 FPS.

6. Câmera Lenta

Alguns celulares vêm com a opção de filmar em câmera lenta. Esse recurso permite capturar imagens com taxas de 120, 240 ou até 480 quadros por segundo e depois desacelerar, transformando o vídeo em apenas 30 FPS.

Geralmente, quando se grava um vídeo nessas resoluções, o próprio celular dá a opção de “desacelerar” apenas uma parte, assim você pode ficar livre para brincar à vontade e garantir um efeito interessante ao resultado final da sua produção.

Independente de como os vídeos são feitos, o ideal é explorar esse recurso no seu celular e testar o como quiser. Você vai ver quantas coisas bacanas pode aprender com a tecnologia 🙂.

Experimente fazer vídeos incríveis com o Smartphone Positivo Selfie.

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.