Praticando o desapego: dicas para organizar suas coisas e desapegar do que você não usa mais

Falta um mês para 2017 chegar ao fim, e esta é a hora de rever tudo o que foi feito durante o ano e começar a se planejar para 2018.

Desapegar

® GIPHY

A chegada de um novo ano significa recomeço, trazendo muitas expectativas e renovando planos, desejos e metas. Por isso, um dos costumes populares desta época é a faxina de fim de ano, onde as pessoas aproveitam para organizar suas vidas, desapegando de tudo aquilo que não serve mais.

Desapegar

® GIPHY

No Japão, a grande faxina de fim de ano recebe o nome de Susuharai, e é considerada uma tradição milenar que tem como objetivo não só a questão da higiene, mas também algo “purificador”, pelo ponto de vista religioso e espiritual. Para os japoneses, este momento do ano é muito importante e a limpeza vai além das casas e ambientes de trabalho: eles se unem em mutirões para limpar as ruas, praças, escolas, locais de convívio, entre outros centros comunitários. Tudo isso começar o ano com as energias renovadas.

Desapegar

® GIPHY

Por mais que você não tenha este hábito, que tal aproveitar o fim deste ano para se inspirar no costume japonês e desapegar daquelas coisas que você não usa mais há algum tempo? Se desfazer de objetos, peças de roupa e etc. além de abrir espaço para o novo, dá a sensação de mudança e renovação no ambiente, sem contar que tudo isso que não serve mais para você, pode servir para outra pessoa.

Desapegar

® GIPHY

Para ajudar você a desapegar das suas coisas fizemos uma lista com dicas preciosas, algumas delas você até vai poder aproveitar para descolar uma graninha para o fim do ano. Vamos lá?

1. Roupas

Desapegar

® GIPHY

A regra para desapegar de peças de roupa é clara, comece separando tudo em 3 categorias: velho, não serve, nunca usei. O que estiver manchado, largo, esgarçado, furado e etc. vai para o montante “Velho” e deverá ser descartado. O que não servir mais, mas estiver em boas condições de uso, vai para o montante “Não Serve” e poderá ser doado mais tarde. Aquelas peças que você comprou ou ganhou, mas nunca usou, deverá ir para o montante “Nunca Usei”, e você poderá doar ou fazer uma grana organizando um brechó com as amigas ou anunciando seus desapegos na internet.

Um site muito legal para fazer isso é o Enjoei. Ele funciona como um brechó online onde você pode criar sua própria lojinha e colocar as suas coisas para vender. Vale tudo! Tem gente que anuncia até carro😀 Experimente!

2. Livros

Desapegar

® GIPHY

Ter uma estante cheia de livros é um verdadeiro charme e muitas pessoas gostam de mantê-los em casa, mesmo depois de ter lido e saber que nunca mais irão ter tempo para ler novamente. Neste caso uma boa ideia é desapegar da maioria e ficar apenas com aqueles que se gosta mais. Se você ficar com pena de doá-los, poderá anunciar no Estante Virtual, um site especializado em vendas de livros usados. É como se fosse um sebo, só que online.

3. Eletrônicos

Desapegar

® GIPHY

Eletrônicos também são campeões na lista de acúmulos das pessoas. Se você comprou um celular novo, um teclado melhor para o computador ou um notebook de última geração, porque não se desfazer dos antigos? Se estiverem em boas condições você pode vender nas redes sociais ou em algum site específico, como o Mercado Livre ou OLX.

4. Mobília e Decoração

Desapegar

® GIPHY

Sabe aquela mesa de centro que não está mais combinando com o visual da sala? Ou aquele abajur que você ganhou de presente há 10 anos atrás? Que tal aproveitar para renovar a decoração e desapegar de alguns itens? Às vezes as coisas ficam só juntando poeira enquanto poderiam dar lugar para objetos muito mais úteis. O site Remobile é referência na compra e venda de móveis e objetos de decoração. Se você acha que ninguém vai querer comprar seus desapegos, doar para quem precisa é sempre uma boa opção😊

5. Roupinhas de Bebê

Desapegar

® GIPHY

Essa dica é especial para as mamães e papais que têm bebês que cresceram rápido demais. Quando se está esperando um bebê é normal ganhar diversas roupinhas de tamanhos variados, porém quando eles crescem as gavetas ficam abarrotadas de roupas que foram usadas pouquíssimas vezes.

Neste caso, se não há pretensão ter filhos em breve, o ideal é optar pela doação, afinal existem muitas pessoas carentes que necessitam deste tipo de produto. Porém, se você preferir vender algumas coisas, pode contar com o site Ficou Pequeno, que é um brechó infantil. Lá você pode anunciar roupas, sapatos, acessórios e até itens de maternidade.

Prontinho! Agora é só programar um dia e colocar a mão na massa para os desapegos de 2017.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Homem falando em um celular em uma chamada com tecnologia VoLTE.

Chamada VoLTE: tudo que você precisa saber

Satélites em órbita ao redor da Terra.

Primeiros satélites que fornecem rede a celulares são lançados pela Starlink

Crianças em uma sala de aula moderna e usando tecnologia.

Como a tecnologia melhora o processo de aprendizagem escolar?

Homem segurando uma lupa sobre o rosto representando a busca por imagem na Shopee, Shein e Ali Express.

Como fazer busca por imagem na Shopee, Shein e AliExpress

Mulher dirigindo feliz enquanto o Android Auto lê suas mensagens e notificações.

Android Auto com IA: novo recurso vai resumir mensagens enquanto você dirige

Tecla Copilot será inserida nos novos teclados Windows.

Primeiros PCs com tecla especial para inteligência artificial chegam em 2024 no Windows

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.