Positivo do seu jeito

Tecnologia

® Shutterstock

Conheça as diferenças entre as telas LCD, OLED, AMOLED e IPS

Cada tela tem características específicas que influenciam diretamente no uso dos aparelhos. Conheça os tipos de tela e Saiba quais são essas diferenças.

10 de outubro de 2017

por: Equipe Positivo

Na hora de escolher um celular existem muitas coisas para serem avaliadas: marca, modelo, custo x benefício e, principalmente as configurações e características técnicas do aparelho, que convenhamos, é o que nos ajuda a tomar a decisão, afinal um celular precisa atender todas as nossas necessidades, sem deixar a desejar em nenhum aspecto.

Nas configurações técnicas, alguns atributos têm mais peso que outros como a qualidade da câmera, o processador, memória e claro, a tela que pode ser de diversos tipos diferentes, o que costuma gerar muita confusão na cabeça das pessoas. Hoje temos 4 tipos principais de telas utilizadas em smartphones: LCD, OLED, AMOLED e IPS. Cada uma possui características distintas, que influenciam diretamente no uso do aparelho.

® Shutterstock

Mas afinal, o que significam essas siglas? O que, na prática, essas telas têm de diferente? E qual é a melhor? A seguir iremos esclarecer todos esses pontos e explicar as diferenças de cada uma dessas telas.

LCD

® Shutterstock

Em tradução para o Português, essa sigla significa Tela de Cristal Líquido (Liquid Crystal Display). Quando ouvimos que uma tela é de LCD, quer dizer que ela possui em sua composição cristais líquidos transparentes, que passam por uma transformação molecular quando submetidos a uma corrente de energia. Esses cristais se tornam opacos e impedem a passagem de luz emitida por uma placa chamada “backlight, que fica constantemente acesa. Por isso, as telas de LCD não são a opção mais econômica, pois consomem muita energia.

Essas telas são muito utilizadas em monitores de computador, TVs, calculadoras, displays de shoppings e supermercados e claro, telefones celulares.

IPS

® Shutterstock

IPS é a sigla para In-Plane Switching, em Português “Comutação Plana” ou transformação plana, para ficar mais claro. Essa tela é uma variação do LCD e a principal diferença está nas moléculas de cristal líquido que, enquanto nas telas LCD elas ficam bagunçadas, nas IPS elas se agrupam, ficando mais próximas da superfície da tela. A principal mudança ocorre na qualidade da imagem, que apresenta um resultado mais nítido e com cores mais fiéis. Por ser um processo onde as moléculas de cristal são manipuladas individualmente, aparelhos com tela em IPS costumam ter preço mais elevado em comparação às telas de LCD.

LED

® Shutterstock

A sigla LED significa Light Emitter Diode ou Diodo Emissor de Luz, em português. O LED funciona de forma muito mais simples: ele transforma energia elétrica em luz. Por isso é muito utilizado em diversos equipamentos, desde eletrônicos como TV’s, tablets e celulares, até objetos como carregadores de bateria e luzes de Natal.

OLED

® Shutterstock

OLED, Organic Light-Emitting Diode ou Diodo Emissor de Luz Orgânica é a aplicação do LED nas telas de aparelhos eletrônicos. A principal diferença das telas OLED para as LCD’s é elas não necessitam daquela placa de luz que fica acesa o tempo todo (backlight), pois usam os diodos emissores em vez de cristais líquidos. Por este processo simplificado, o consumo de energia das telas em OLED é muito menor que o das telas em LCD, além de deixar os smartphones e aparelhos muito mais finos.

AMOLED

® Shutterstock

AMOLED significa Active-Matrix Organic Light-Emitting Diode, em português: Matriz Ativa de Diodo Orgânico Emissor de Luz. Ufa! Essa tecnologia é uma derivação do OLED, mas é desenvolvida em 4 camadas: ânodo, orgânica, cátodo e circuitos. De forma mais clara e objetiva, tudo isso faz com que a tela responda aos comandos com mais rapidez, deixando as imagens mais fluidas, por isso é muito utilizada nos smartphones e computadores para reproduzir vídeos ou jogos.

Agora, a pergunta que não quer calar é: qual é a melhor tela? Essa é uma questão que depende muito de pessoa para pessoa, a diferença é que as telas de AMOLED são mais econômicas e garantem cores mais vivas, com maior contraste. Enquanto as IPS são mais fiéis às imagens, garantindo cores suaves e próximas à realidade. A maioria das pessoas optam pelos aparelhos com telas AMOLED, por enxergarem maior custo x benefício: economia de bateria e cores mais vivas.

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.