Positivo do seu jeito

Tecnologia

® Shutterstock

Conheça todas as versões do Android e descubra qual é a sua

O sistema operacional Android existe há quase dez anos e já contabiliza 15 versões, todas com nomes de doces. Você se lembra de todas?

10 de novembro de 2017

por: Equipe Positivo

Nós estamos tão acostumados com o sistema do robozinho que às vezes não nos damos conta de que ele faz parte das nossas vidas há menos de dez anos. Olhando assim parece pouco, mas o Android já contabiliza 15 versões!

Android
® GIPHY

Tudo começou em 2005, quando a Google decidiu incorporar uma nova empresa ao grupo. Após 3 anos, o surgiu o primeiro smartphone a rodar oficialmente o Android e a partir daí o sistema operacional cresceu e se tornou um dos mais utilizados do mundo.

® GIPHY

O chamado “sistema do robozinho verde” pode até ser considerado recente, mas a sua evolução é constante e tem surpreendido em desempenho e inovação, o que faz o Android conquistar cada vez mais adeptos e fãs ao redor de todo o mundo.

Desde o seu início, em 2008, até agora o sistema operacional da Google já recebeu 15 versões, a última delas foi lançada em agosto deste ano: o Android Oreo ou 8.0. Essa é uma característica muito interessante: todas as versões recebem nomes de doces, seguindo por ordem alfabética. Quando questionado o motivo, a Google se esquiva do assunto e continua mantendo segredo, deixando todos com água na boca, literalmente. 😊

® Shutterstock

Se você está curioso ou não lembra de todas as versões do sistema, a seguir iremos apresentar cada uma delas e falar sobre suas características e diferenciais. Vem com a gente e descubra qual é o Android do seu smartphone:

ANDROID CUPCAKE (1.5)

Resultado de imagem para android cupcake
Reprodução



O Cupcake foi a primeira versão oficial do sistema (não é à toa que o nome começa com a letra “C”, a terceira do alfabeto). O 1.5 era super básico, comparado com as versões de agora e tinha as funções de copiar e colar textos, usar widgets, Youtube e algumas animações básicas, além de gravar vídeos com a câmera. O Cupcake foi descontinuado assim que as versões mais novas chegaram ao mercado e hoje não tem mais smartphones para comprar com esse sistema.

ANDROID DONUT (1.6)

Resultado de imagem para android donut
Reprodução

Esta versão foi lançada no final de 2009 e contava com mais telas e a resoluções maiores, até 480×800 pixels. Além disso, o sistema ganhou uma nova interface para os aplicativos de câmera e recursos de pesquisa por voz.

ANDROID ECLAIR (2.0 – 2.01)

Imagem relacionada
Reprodução

Antes de mais nada, o doce “Eclair” no Brasil é conhecido como bomba de chocolate, uma massa fofinha, com recheio cremoso e coberta por calda de chocolate endurecida. Huuuum! Esta versão do sistema foi lançada há apenas um mês do Android Donut e trouxe muitas mudanças, entre elas o multi-touch, planos de fundo animados, maior contraste e resoluções de tela e claro, novas funcionalidades da câmera.

ANDROID FROYO (2.2)

Resultado de imagem para android froyo
Reprodução

O FroYo ou Frozen Yogurt, foi lançado na metade de 2010 e a sua principal característica era a velocidade do sistema, que estava 450% mais rápido. A partir desta versão o Android começa a ficar mais evoluído, com capacidade de compartilhar conexão 3G, WiFi ou USB, atualizações automáticas dos aplicativos e claro, a grande novidade: o suporte da tecnologia Flash, da Adobe. Hoje o FroYo é uma das versões mais populares do mercado.

ANDROID GINGERBREAD (2.3)

Resultado de imagem para android gingerbread
Reprodução

Lançada no final de 2010, essa versão do sistema era mais fácil e rápida de utilizar, dando maior suporte para a câmera frontal. Além disso, os smartphones com Android Gingerbread vinham com NFC, uma tecnologia que permite a troca de informações sem fio e de forma segura entre dispositivos que estejam próximos um do outro.

ANDROID HONEYCOMB (3.0 – 3.1 – 3.2)

Resultado de imagem para android honeycomb
Reprodução

Esta versão foi lançada em 2011 exclusivamente para tablets, por isso tinha um poder de processamento maior que as outras edições. O Honeycomb foi desenvolvido para dar suporte às telas maiores, além de permitir abas no navegador e duas barras: uma em cima, para gerenciar o sistema e outra em baixo com relógio e botões de atalho. A câmera e os aplicativos também receberam ajustes.

ANDROID ICE CREAM SANDWICH (4.0)

Resultado de imagem para android ice cream sandwich logo

O Ice Cream Sandwich foi Lançado em novembro de 2011, mas foi anunciado juntamente com o Google Music. Essa versão veio para unificar os tablets e smartphones em uma única versão do Android, em vez de operarem em versões separadas. As novidades do sistema foram: controle de tráfego na internet, edição simples de vídeos e fotos, destravamento de tela por reconhecimento facial, entre outros recursos.

ANDROID JELLY BEAN (4.1 – 4.2 – 4.3)

Resultado de imagem para android jelly bean logo
Reprodução

O Jelly Bean trouxe um novo momento do Android, marcado pelo design moderno e sistema com melhor desempenho. Ele foi lançado em 2012 e contemplou uma série de novidades como widgets na tela de bloqueio, notificações com botões de ação, atalhos na área de notificações e muito mais. Foi esta versão do sistema que inaugurou o recurso de inteligência Google Now e permitiu o uso de mais de uma conta nos dispositivos.

ANDROID KIT KAT (4.4)

Imagem relacionada
Reprodução

Lançado oficialmente no final de 2013, o Android 4.4 trouxe melhorias de desempenho e segurança, além do Google Now, que permitiu realizar mais tarefas por meio de comandos de voz, como enviar mensagens de texto, reproduzir músicas ou pesquisar rotas.

ANDROID Lollipop (5.0)

Resultado de imagem para android lollipop
Reprodução

O Lollipop foi lançado em 2014 e se tornou compatível com diversas telas: smartphones, tablets, relógios, Tvs e carros. A aparência ganhou destaque nesta versão, que passou a contemplar sombras e movimento, além de mostrar notificações nas telas de bloqueio.

ANDROID MARSHMALLOW (6.0)

Resultado de imagem para android marshmallow
Reprodução

O Marshmallow é uma das mais recentes versões do Android e traz atualizações no NOW, que executa comandos sem precisar interromper o uso. Além disso, possibilita gerenciar os apps que acessam os recursos do seu smartphone, economizando mais bateria.

ANDROID NOUGAT (7.0)

Resultado de imagem para android nougat
Reprodução

O Android Nougat foi lançado em 2016 e é a penúltima versão do sistema operacional do Google até agora. Ele se destaca por novidades como a abertura de dois aplicativos ao mesmo tempo e as novas notificações. Características como otimização da carga de bateria, definições de aplicativos padrões e economia do plano de dados também fazem parte desta versão.

ANDROID OREO (8.0)

Resultado de imagem para android oreo
Reprodução

Esta versão é a mais recente do sistema, lançada em 2017 e com recursos e funcionalidades super modernas. O Oreo garante duas vezes mais velocidade ao ligar, função de preenchimento automático e o picture in picture, que permite realizar duas funções ao mesmo tempo.

Veja mais sobre o Oreo aqui.

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.