Positivo do seu jeito

Tecnologia

® Shutterstock

Veja como identificar aplicativos falsos no Google Play e não correr o risco de cair em golpes

Antes de sair baixando aplicativos no Google Play, é melhor tomar alguns cuidados para evitar o risco de infectar seu smartphone vírus de apps falsos.

6 de dezembro de 2017

por: Equipe Positivo

Os aplicativos facilitam muito o nosso dia a dia não é mesmo? Com eles é possível conversar com as pessoas, controlar as finanças, planejar viagens, comprar online, assistir vídeos, ouvir música e até se divertir com uma infinidade de jogos disponíveis.

® GIPHY

Mas assim como somos cautelosos com os sites e os arquivos que baixamos no nosso computador, também precisamos ser com os downloads que fazemos nos nossos smartphones, principalmente quando se trata de aplicativos. Ultimamente, lojas de apps como a Google Play têm enfrentado uma série de problemas com desenvolvedores de apps mal intencionados, que criam versões falsas dos aplicativos mais populares e colocam para download.

Isso faz com que as pessoas baixem achando que o aplicativo é o original, mas quando vão usar logo percebem que se trata de um golpe e acabam ocupando memória ou prejudicando o sistema operacional do smartphone.

® GIPHY

Para evitar que isso aconteça e ficar mais atento da próxima vez que fizer download de algum aplicativo no seu smartphone, preste atenção nas dicas a seguir e saiba como identificar apps falsos no Google Play.

1º De quem é o app?

® GIPHY

Antes de sair por aí clicando no primeiro app que aparecer, preste atenção no nome do desenvolvedor, que aparece em baixo do nome do aplicativo. Os apps falsos costumam utilizar um nome parecido com o original, por isso fique ligado nos detalhes: às vezes o erro pode estar em uma letrinha ou símbolo a mais.

2º O que estão falando sobre o app?

® GIPHY

Mesmo que você esteja ansioso para começar a usar o aplicativo, vale parar uns minutinhos e ler o que as pessoas estão falando sobre ele. Na maioria das vezes, quem instala um app falso acaba compartilhando sua opinião no Google Play para evitar que outras pessoas caiam no golpe, por isso fique atento.

3º Qual a data de publicação do app?

® GIPHY

Aplicativos seguros costumam ter data de publicação antiga, isso significa que eles estão no Google Play faz tempo e passaram por diversas “revistas”, que são realizadas pela loja para identificar apps falsos. A não ser que seja um aplicativo cujo lançamento é muito aguardado, sempre desconfie dos que tem data muito recente.

4º O app está na Google Play?

® GIPHY

Existe um arquivo chamado “APK”, ele permite fazer download e instalar apps clandestinamente, ou seja, sem ser pelo Google Play. Fazer isso é arriscado por diversos motivos, mas principalmente porque os aplicativos baixados pelo APK não possuem certificação da loja oficial e isso aumenta significativamente as chances de vírus. Portanto, passe longe!

5º Quais são as permissões de acesso do app?

® GIPHY

Alguns aplicativos precisam de algumas autorizações para funcionar. O Whatsapp por exemplo, precisa ter acesso aos contatos, o Instagram precisa acessar as fotos da galeria e etc. Sempre fique atento aos acessos que os aplicativos pedem, muitas vezes os apps falsos só querem roubar seus dados pessoais.

Pronto! Agora que você já sabe como identificar um aplicativo falso é só prestar atenção e evitar futuras complicações.

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.