Positivo do seu jeito

Tendências

® Shutterstock

Conheça Sofhia: a robô inteligente que parece humana

A robô foi desenvolvida a partir de inteligência artificial e é capaz de ouvir e responder as pessoas, além de ter uma aparência bem realista.

14 de novembro de 2017

por: Equipe Positivo

Realidade virtual e aumentada. Inteligência artificial. Robôs. A ficção científica está mesmo cada vez mais próxima de se tornar real. Dessa vez, vamos focar nos robôs, aliás, na robô. Conhecida como Sofhia, a invenção está chamando atenção em vários lugares do mundo. Mas afinal, o que ela tem de tão especial? Vem com a gente para descobrir.

Robô
® GIPHY

Sofhia é uma robô desenvolvida a partir de inteligência artificial, que consegue ouvir, entender e responder o que é dito por qualquer pessoa. Mas esta não é uma capacidade inédita: os assistentes virtuais como Cortana e Google Now estão aí para provar isso. O verdadeiro diferencial da androide (aparelho ou máquina semelhante à figura humana) é sua aparência, já que ela é muito parecida com nós, seres humanos.

robô
® GIPHY

Inspirada nos traços da atriz Audrey Hepburn, a humanoide não só conversa, mas também reconhece rostos, mantém contato visual, se move e até demonstra expressões faciais. Isso tudo só é possível porque ela conta com câmeras nos olhos e pele artificial (à base de silício) no corpo.

Robô
® GIPHY

Toda a tecnologia foi desenvolvida por David Hanson, que é dono da empresa Hanson Robotic, com sede em Hong Kong, além de pesquisador e doutor em Artes Interativas e Engenharia na Universidade do Texas. Foram 30 anos de trabalho na criação de Sofhia e seu criador não pretende parar por aqui. Ele diz que ainda há muito o que evoluir para tornar a robô útil para a sociedade, ajudando as pessoas.

Robô
® GIPHY

A robô tem possíveis respostas programadas em seu sistema, mas quem escolhe o que dizer, de acordo com o contexto, é ela mesma. Por isso, nem sempre o que Sofhia fala faz sentido: esta é uma das falhas que ainda precisam ser corrigidas. Mesmo assim, seria uma experiência incrível conversar com ela, não acha? Você pode ter um gostinho assistindo ao vídeo!

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.