A tecnologia não para de crescer. A cada dia, chegam ao mercado novas e mais inteligentes ferramentas, programas, aparelhos móveis. Nesse contexto, torna-se fundamental que as empresas mostrem-se competitivas e antenadas, para que possam continuar à frente ou, pelo menos, em pé de igualdade com a concorrência.

E uma das melhores maneiras de fazer isso é por meio da atualização frequente da infraestrutura de servidores. Afinal, ela é responsável por manter tudo armazenado fora do espaço físico da empresa, ou seja, trata-se de uma responsabilidade bastante exigente.

Quer saber todas as vantagens que a infraestrutura de servidores pode trazer para o seu negócio? Então, continue a leitura e fique por dentro do assunto.

Maior segurança cibernética

Atualmente, os desenvolvedores de programas e sistemas já sabem que precisam estar sempre um passo à frente dos criminosos digitais. Caso contrário, sim, eles invadirão e danificarão e/ou espalharão por aí todos os dados confidenciais do negócio, inclusive números e endereços de clientes.

Portanto, manter a infraestrutura de servidores sempre atualizada garante que você e a sua equipe terão acesso à versão da maneira com que os criadores a entenderam. Ou seja, ela estará preparada para lutar contra possíveis tentativas de invasão.

Essa melhoria da segurança passa também pela facilidade de gerenciar os backups proporcionada pela infraestrutura de servidores. A virtualização traz mais agilidade e precisão ao ato de salvar cópias de segurança dos arquivos, trazendo mais conforto e rapidez aos colaboradores quando precisarem buscar documentos anteriores.

Melhora de performance

Manter a infraestrutura de servidores atualizada, em dia com os seus criadores e com o que há de mais moderno no mercado, é uma ótima maneira de garantir que a sua performance continue competitiva, intensa e forte.

A empresa como um todo percebe isso, pois não podemos subestimar a força conquistada quando os colaboradores não precisam mais gastar tanto tempo indo pegar cópias da impressora, deslocando-se até outra sala para dar um curto recado ou até mesmo rabiscando em um pedaço de papel enquanto esperam o computador finalmente responder.

Essa modernidade vai contribui para um clima mais ágil e dinâmico no ambiente de trabalho, o que certamente ajuda na construção da harmonia e da satisfação na empresa.

Redução de custos com energia e refrigeração

A infraestrutura de servidores gerencia todas as máquinas da empresa. Com isso, apesar de haver um investimento inicial, esse valor logo será recuperado com a eficiência, velocidade e capacidade de memória incomparáveis com a humana, pois a organização passará a produzir mais e melhor.

A redução de custo também acontece quando consideramos a quantidade de papel e tinta para impressora disponível e que, agora, a equipe não precisará usar muito. Mais especificamente falando, a infraestrutura de servidores diminui os gastos com energia e refrigeração, já que não tem as mesmas necessidades de seus antecessores.

A refrigeração, especialmente, pode ser bastante complicada de lidar. Afinal, os processadores comuns funcionam entre os 45 e os 75 graus e, quando a temperatura sobe muito além daquelas para a qual eles são preparados, o desempenho da máquina cai drasticamente — levando, é claro, a uma queda brusca na prestação de serviços.

Sendo assim, é imprescindível que toda empresa que lida com esses equipamentos desenvolva práticas rotineiras para manter a temperatura sempre ideal onde eles estão expostos.

Já a infraestrutura de servidores, quando atualizada, exige um grau de refrigeração bastante próximo do zero, diminuindo muito esse custo. Vai optar pela computação na nuvem (mais sobre ela logo mais!)? Então, é possível não apenas reduzir os gastos, mas efetivamente eliminá-los completamente.

Redução do tempo gasto em processos pela equipe de TI

De maneira geral, a tecnologia digital, como a infraestrutura de servidores, é mais ágil, veloz e confiável do que máquinas mais tradicionais.

Além disso, quando está devidamente atualizada, a infraestrutura de servidores demanda muito menos trabalho da equipe de TI. Isso acontece porque a máquina funciona de forma mais intuitiva, bastando programá-la e ligá-la para que ela dê conta de suas demandas.

Diminuição dos custos de manutenção e peças de reposição

Como a infraestrutura de servidores é uma máquina relativamente simples e pequena, com poucas peças e fácil de arrumar caso haja algum estrago, ou seja, necessário uma manutenção, os custos, com isso, também diminuem consideravelmente.

Possibilidade de investir na virtualização de servidores

A computação em nuvem faz parte do nosso dia a dia, não é? Então, que tal levá-la também para a empresa? Utilizando a nuvem, é possível investir na completa virtualização de servidores, algo que aumenta ainda mais o aproveitamento dos benefícios e possibilidades apresentados no post de hoje.

Com os servidores na nuvem, será possível acessá-los a qualquer hora e lugar. De acordo com as configurações do seu servidor, você conseguirá alterar os seus arquivos e organizar todo o seu trabalho no tablet ou no smartphone, sempre com o auxílio do sistema operacional ao seu lado.

Portabilidade e facilidade de instalação

Mudanças de sede, mudanças de endereço, reestruturação dos espaços da companhia… Tudo isso fica bem mais difícil se você precisa mover caixas e mais caixas com máquinas.

Portanto, a portabilidade e a facilidade de instalação são outros dois fatores que demonstram as vantagens de atualizar a infraestrutura de servidores na sua empresa. Afinal, atualmente, a tecnologia preza cada vez mais por essas qualidades, tornando a infraestrutura inovadora e moderna.

Mais sustentabilidade nos processos da empresa

A atualização frequente da infraestrutura de servidores aumenta cada vez mais o nível de sustentabilidade alcançado pela empresa. Afinal, os servidores diminuem consideravelmente a quantidade de papel gasto diariamente pelos colaboradores.

Além disso, a já mencionada economia de energia também contribui para essa causa. Dessa maneira, você estabelece a empresa como uma organização sustentável e que se importa com o meio ambiente, algo muito importante nos dias de hoje, sendo uma característica procurada por um número crescente de consumidores.

Viu só? Quando você investe na atualização frequente da infraestrutura de servidores da empresa, aproveita ao máximo todas as vantagens que a tecnologia tem a oferecer para você, para a equipe e para os resultados da companhia. Então, não perca mais tempo!

Gostou das dicas que trouxemos no post de hoje? Agora, curta nossa página no Facebook e acompanhe todas as nossas postagens sobre assuntos afins.

Escreva um comentário

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.

Share This