Até um passado não muito distante, profissionais da área de RH e gestores focavam em valorizar as competências e habilidades técnicas dos candidatos. Contudo, essa visão tem mudado e agora não basta ser muito bom apenas do ponto de vista técnico, agora também se procura por pessoas que tenham competências comportamentais desenvolvidas. São as chamadas soft skills.
Você já ouviu falar desse termo? Quer saber quais são essas características e como elas se aplicam aos profissionais da área de TI? Então continue acompanhando a leitura, pois esse é o tema do nosso artigo de hoje!
O que são soft skills?
Uma boa forma de explicar qual é o conceito de soft skills é: um conjunto de atributos pessoais e emocionais que ajudam os indivíduos a aprimorar a convivência com as pessoas e o ambiente ao redor.
Essas características não são específicas de um cargo ou área de atuação, ou seja, são úteis para qualquer profissional, independentemente do setor e do tempo de experiência. A vantagem é que elas também ajudam a melhorar as relações pessoais.
Apesar disso, vale ressaltar que não se trata apenas de comportamento, que pode ser simulado durante determinado período. Da mesma forma, se uma pessoa lida bem com as dificuldades isso não, necessariamente, quer dizer que ela tem soft skills. Isso quer dizer que tudo está ligado às características intrínsecas de cada pessoa, as que ao mesmo tempo podem ser desenvolvidas.
Por que elas estão ganhando destaque nas áreas técnicas?
Atualmente, muitos profissionais da área de RH e gestores acreditam que as soft skills são tão importantes quanto a qualificação adquirida e as competências necessárias para realizar o trabalho.
Portanto, pode-se dizer que muitas empresas já buscam pessoas que consegue unir o melhor dos dois aspectos: ter uma boa formação e experiência na área e também ter o desenvolvimento emocional adequado — o famoso perfil, que ajuda a garantir que o profissional tem a personalidade certa para executar o trabalho.
Em outras palavras, os empregadores querem ter uma garantia maior de que o candidato tem alta capacidade de se adaptar à cultura da empresa e à rotina de trabalho, resolver problemas, ser confiável e eficaz, por exemplo.
Quais são as mais importantes e como elas se aplicam na área de TI?
O profissional de TI ainda é muito visto como uma pessoa introvertida e que fala sobre os assuntos usando termos técnicos da área, por exemplo. Nesse sentido, aqueles que apresentam essas aptidões podem se destacar e até mesmo conseguir melhores posições dentro das organizações.
Nos tópicos a seguir, falaremos sobre as soft skills que são consideradas mais importantes e como elas se contextualizam dentro da área de TI. Confira!
Pensamento crítico
O pensamento crítico consiste na capacidade que o profissional tem de questionar diversas situações e as consequências que elas podem trazer para os resultados. Isso significa que ele não deve estar ali só para executar o que foi pedido, mas também para levantar alternativas que podem ser melhores.
Trabalho em equipe
O trabalho em equipe é uma das habilidades mais requisitadas, já que, para que os objetivos globais sejam alcançados, é preciso ter o empenho de todos e contar com o trabalho em conjunto — principalmente em processos interligados e na integração entre as áreas.
Essa habilidade está diretamente ligada à outra soft skill muito importante: a empatia. Ser empático é saber se colocar no lugar do outro e tentar criar um ponto de vista a partir da forma como esse outro enxerga o mundo.
Resolução de problemas
Espera-se que os colaboradores sejam proativos, que tenham capacidade de identificar e compreender os problemas, além de propor soluções eficazes e eficientes. Isso também vale para o planejamento e a execução de estratégias que realmente ajudem a minimizar — ou mesmo eliminar — os pontos fracos, focando nas melhorias contínuas.
Atitude Positiva
Existem algumas pessoas que têm a capacidade de estragar o clima no ambiente de trabalho mesmo estando presente por poucos períodos. Esse tipo de profissional é negativo e traz danos para toda a equipe e, consequentemente, para os resultados.
Portanto, ter uma atitude positiva é uma aptidão muito valorizada. São aquelas pessoas que conseguem se manter otimistas, conseguem enxergar soluções para situações complicadas, engajam a equipe em busca dos objetivos (mesmo não sendo líder), dividem o conhecimento, dão conselhos, entre outras coisas.
Liderança
Ser líder é bem diferente de ser apenas um chefe. Um bom líder tem empatia, está aberto ao diálogo, trabalha com a equipe, sabe delegar tarefas, ajuda na resolução de problemas e tem várias outras características que o tornam mais parceiro do que carrasco dos seus liderados. Isso torna a gestão mais eficaz e ajuda a melhorar os resultados obtidos.
Resiliência
A resiliência é a qualidade de pessoas que conseguem manter o foco nos objetivos e nas soluções, mesmo quando passam por adversidades. São aquelas que, mesmo com os desafios e os insucessos, tentam encontrar meios de alcançar conquistas, sem perder a motivação.
Capacidade de aprendizagem
O mundo da tecnologia da informação é muito dinâmico, sempre com inovações, tendências e novas soluções. Nesse sentido, as pessoas que sempre buscam aprender mais, tiram lições dos erros e buscam crescer constantemente, ganham maior destaque.
Gestão do tempo
Saber gerir o tempo adequadamente e organizar a rotina de trabalho é o ponto-chave para saber definir prioridades, estabelecer metas, aproveitar o tempo disponível e ser mais eficiente.
Capacidade de comunicação
Ter uma boa capacidade de comunicação é o que permite manter relações (pessoais e profissionais) positivas, saber influenciar as pessoas ao redor, transmitir as mensagens de forma clara e objetiva e desenvolver novos contatos com maior facilidade — aprimorando o networking constantemente.
Como se vê, apesar do nome diferente, as soft skills têm um significado simples e de fácil compreensão, mas são cruciais para o crescimento pessoal e profissional de qualquer pessoa — e são muito valorizadas dentro do contexto corporativo, assim como a capacidade técnica.
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