Por que usar Android em suas soluções corporativas? Enquanto no plano pessoal os consumidores se dividem como fãs desse sistema e do IOS, o Google deu um passo importante para conquistar de vez o espaço no mundo dos negócios: lançou um pacote de funcionalidades específicas que integram a experiência com a tecnologia móvel ao dia a dia das organizações.

E você, sabe por que usar Android em soluções corporativas? Conhece as vantagens desse sistema e os recursos que ele oferece para quem precisa trabalhar a partir de seus dispositivos móveis? Então acompanhe esse post, pois vamos tratar desse assunto.

O que a escolha de sistema operacional quer dizer para você?

Na verdade, a escolha de um sistema operacional revela o que a empresa considera prioritário nas opções de comunicação dos seus funcionários. As diferentes opções do mercado, seja para computadores pessoais ou dispositivos móveis, têm aspectos que se destacam.

Enquanto o sistema IOS é reconhecido pela rapidez, facilidade de utilização e qualidade dos aplicativos, o Android também recebe destaque por outras vantagens: código aberto, variedade de dispositivos e aplicativos disponíveis e, principalmente, a sua integração com os serviços do Google.

Portanto, a escolha se baseia na resposta a duas perguntas essenciais: quais dessas vantagens são mais importantes para o meu time de trabalho? Quais delas consistirão em um verdadeiro diferencial competitivo para a minha empresa?

Não há como responder essas questões sem analisar o tipo de tarefa que os colaboradores precisam executar. São as demandas dessas atividades que devem determinar qual é o sistema operacional mais adequado para supri-las.

O principal ponto que está em jogo é a satisfação dos colaboradores. Quando eles têm acesso a um sistema que torna as tarefas do dia a dia mais simples, a resposta automática é a produtividade.

Por que as empresas usam Android?

Não é sem motivo que o Android domina o mercado global e local de smartphones, 95% dos celulares vendidos no Brasil e 88% dos comercializados no mundo utilizam esse sistema, e as estatísticas mostram que ele tem mais usuários que o próprio Windows.

Esses números mostram não só a popularidade do Android, mas revelam um cenário profetizado por Steve Jobs: o de que os dispositivos móveis superariam os computadores pessoais.

Mas vamos entender quais são as razões que levam a essa adesão em massa e descobrir os motivos pelos quais tantas empresas têm escolhido esse sistema operacional:

Expertise do Google

Ao longo dos últimos anos o Google tem mostrado que “sabe tudo”, e ele realmente demonstrou recentemente que conhece de forma detalhada as necessidades das empresas. Como o Android é uma espécie de apadrinhado desse gigante, ele se beneficia dessa expertise.

Por isso a empresa lançou o programa Android for Work, totalmente voltado ao atendimento das necessidades de clientes corporativos. A ideia é que os usuários tenham acesso a perfis e ferramentas de trabalho desenvolvidas para atender às necessidades do mundo empresarial.

Segurança

Uma das características das soluções desenvolvidas no Android é o cuidado constante com a segurança. Os tempos atuais pedem a livre circulação da informação, porém ela deve estar acessível apenas aos seus remetentes e destinatários.

Por isso, as soluções desenvolvidas para o Android for Work prezam pela segurança:

  • dos dados: um perfil de trabalho protege os dados da empresa em todos os dispositivos gerenciados usados para essa finalidade. Isso inclui a possibilidade de a equipe de TI aplicar políticas antivazamento;
  • dos aplicativos: a instalação de aplicativos de fontes desconhecidas pode ser barrada pela equipe de TI, que estabelece configurações para aceitar essa ação;
  • dos dispositivos: criptografia de disco, bloqueio de tela, serviços de certificação remota e armazenamento de chaves com suporte de hardware são alguns dos recursos que promovem essa segurança.

Ferramentas de produtividade integradas

O Android coloca à disposição de seus usuários um conjunto de aplicativos essenciais no mundo de negócios. Eles integram e-mail, contatos e agenda, além de permitirem a edição de documentos, planilhas e apresentações.

O Google está buscando tornar essa integração ainda mais significativa. Ele está trabalhando com um grupo de parceiros para construir uma biblioteca de APIs (Interface de Programação de Aplicações) de gerenciamento padronizado.

O objetivo é permitir que o usuário possa gerenciar todos os dispositivos Android a partir de um único painel de controle, o que será extremamente útil para as equipes de TI.

Variedade de aplicações

Existe uma infinidade de aplicativos que podem ser utilizados com o sistema operacional Android e em muitos casos eles são gratuitos. Isso significa que o usuário encontra ferramentas para facilitar sua vida e executar praticamente qualquer tarefa.

Possibilidade de utilizar diferentes dispositivos

A abertura do sistema Android é única no mercado. O grande diferencial não é apenas a grande quantidade de fabricantes que adotam o sistema, mas a participação que eles têm no mercado.

Samsung, Sony, Motorola, LG e HTC são apenas alguns dos nomes que trazem o sistema em seus aparelhos. Por isso as grandes chances de você olhar para o seu dispositivo e os das pessoas a sua volta e perceber que praticamente todos utilizam o Android.

Esse é um fator muito importante para as empresas que estão em busca de reduzir seu custo total de propriedade (TCO, no inglês). Uma maneira de fazer isso é utilizar os dispositivos dos funcionários.

Por isso, a grande adesão do público em geral ao Android não garante apenas familiaridade com o sistema. Ela facilita a vida das empresas que adotam a política do BYOD (Bring Your Own Device). Elas sabem que grande parte dos funcionários terão um Android em mãos, então será mais fácil utilizá-lo como sistema padrão no trabalho.

Como usar um OS ao seu favor?

Se você já utiliza o Android, é hora de conhecer algumas dicas para usá-lo em seu favor. Vamos lá!

Faça sua parte para garantir a segurança

Por mais que os sistemas tenham mecanismos para torná-lo seguro, a conduta imprudente do usuário pode colocar os dados em risco. Siga as políticas que a empresa recomenda e as dicas de sites especializados.

Explore os recursos

Muitas vezes, temos possibilidades infinitas em mãos, mas utilizamos apenas as funções básicas do dispositivo. É preciso ter curiosidade para explorar recursos e descobrir como eles podem trabalhar para você e facilitar a sua vida!

Faça do seu dispositivo a extensão de outros equipamentos

Provavelmente você não sabia, mas algumas aplicações do Android funcionam melhor se você conectar o dispositivo a um mouse ou teclado, que podem ser conectados por microUSB, USB Type-C ou Bluetooth.

Essa possibilidade vai dispensar a necessidade de usar seu PC uma série de vezes, e o resultado do seu trabalho poderá ser levado a qualquer lugar sem a necessidade de compartilhar arquivos. Isso significa mobilidade total.

Também é possível instalar um emulador em seu computador ou Mac e acessar aplicativos Android como se estivesse em seu telefone. Portanto, você pode integrar as suas ferramentas para obter todos os recursos que deseja, por meio do dispositivo que escolher.

E agora, descobriu por que usar Android em suas soluções corporativas? Entendeu as vantagens desse sistema operacional? Gostou do post? Então que tal compartilhá-lo em suas redes sociais e marcar os seus amigos? Eles vão gostar também!

Autor

Escreva um comentário

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.

Share This