Os computadores na sua empresa duram o suficiente para não parecerem um investimento perdido? Buscar apenas especificações e não se preocupar com o uso após a compra é a fórmula mais comum para o desperdício em empresas que precisam desse tipo de equipamento.

Para não cair nessa armadilha, o gestor de TI precisa de planejamento, monitoramento e uma boa política de manutenção, desde a compra até a sua substituição. Você quer saber então como prolongar a vida útil de um notebook corporativo? Nós contamos para você!

O uso de um notebook corporativo é diferente do doméstico

O primeiro passo para fazer a aquisição de equipamentos que durem mais sem afetar a produtividade dos funcionários e colaboradores, é entender que a compra de notebooks corporativos é diferente da compra de equipamentos para uso pessoal e doméstico.

Antes de tudo, um notebook corporativo deve ser adquirido com o seu usuário e seu sistema em mente: observando quais são os softwares que ele precisa usar, qual espaço ele tem para trabalhar e quais equipamentos e tecnologias disponíveis que deverão ser integrados ao notebook.

Um exemplo dessa diferença são as entradas disponíveis nos notebooks. Para uso doméstico, geralmente as entradas USB e HDMI são suficientes, mas para médias e grandes empresas, onde o notebook precisa interagir com vários outros aparelhos, há necessidade de outras entradas, como: VGA, Express Card, Ethernet, entre outros.

A vida útil de um notebook começa na compra

Outro fator que diferencia muito um notebook pessoal de um corporativo é a vida útil do equipamento, que para empresas, deve variar de 3 a 5 anos com um desempenho satisfatório antes da necessidade de subistituição.

Uma pessoa pode esperar uns segundos a mais em uma máquina lenta, mas quando essa demora se soma em dezenas de computadores em várias tarefas ao longo do dia, isso representa, além de um desperdício de tempo na rotina de uma empresa, um prejuízo financeiro considerável.

A otimização de seu investimento, portanto, começa na compra dos notebooks adequados a necessidade da empresa. O fator principal a se levar em conta é a qualidade do equipamento, desde as peças utilizadas até o acabamento — uma máquina bem envelopada é mais resistente a quedas e sinais do tempo.

Mas ainda existem outras questões cruciais para uma boa vida útil de um notebook corporativo que podem ser decididas durante a compra, como: prever as necessidades de processamento de cada colaborador para desempenhar suas funções, buscar máquinas com peças disponíveis e que sejam construídas de forma a facilitar a manutenção, e obviamente, um bom suporte técnico do fabricante são fatores importantes para ficar de olho.

As boas práticas que prolongam a vida útil de um notebook corporativo

Depois que os equipamentos são adquiridos seguindo esses cuidados, ainda existem algumas ações que o gestor de TI pode tomar para estender a vida útil dos notebooks. Veja quais são as melhores práticas para aproveitar ao máximo o investimento feito em tecnologia:

Criar políticas corporativas bem definidas

Em qualquer equipamento eletrônico, seu período útil está sempre atrelado ao cuidado na hora de usá-lo. No caso de notebooks, danos físicos e instalação de softwares desnecessários podem juntos diminuir o lifespan da máquina.

Por isso, crie termos de uso que contemplem exclusivamente a utilização dos notebooks corporativos, limite instalações, faça filtragem web e determine em que espaços o equipamento pode ser manuseado. Quanto mais cuidado com a tecnologia, mais ela irá durar.

Monitorar o uso

Mas não basta criar políticas corporativas se não houver forma de monitorar seu cumprimento. Acrescente ao seu sistema formas de observar e analisar o uso dos notebooks: programas utilizados, aplicações em segundo plano, carga de processamento.

Tome cuidado para não ser invasivo, mas monitore todas essas informações tanto para detectar anomalias quanto para identificar as máquinas que já não dão mais conta do serviço para que foram designadas.

Utilizar softwares licenciados

Essa é uma dica óbvia, mas é sempre bom lembrar. Softwares piratas podem trazer consigo malwares e outras ameaças que diminuem o desempenho da máquina a ponto até de inutilizá-la — isso sem falar do risco para todo o seu sistema.

Invista em licenças legais, pois, tanto o suporte oferecido por cada software house quanto as atualizações constantes são grandes ajudas para melhorar a vida útil de um notebook.

Gerenciar permissões corretas em níveis administrativos

Muitas vezes é preciso proteger o colaborador, limitando o seu acesso ao utilizar um notebook corporativo. Por falta de atenção ou de experiência, é muito comum que pessoas instalem, removam ou modifiquem ferramentas do sistema que prejudiquem seu desempenho.

Por isso, é necessário gerenciar com rigor as permissões administrativas em todas as camadas, desde sistemas operacionais, softwares até as credenciais para acesso à rede interna.

Fazer manutenção frequente

Tudo que é bem cuidado dura mais. Fazer manutenções com frequência é a  receita mais simples para aumentar a vida útil de um notebook corporativo, quando feitas de forma multilateral.

São atitudes como a limpeza do equipamento (inclusive interna), a atualização do sistema operacional e de softwares licenciados para garantir a segurança e o desempenho, até a remoção de arquivos desnecessários para manter o HD limpo e organizado.

A melhor hora para atualizar seus notebooks corporativos

Com as dicas acima, você pode ganhar anos a mais de produtividade e desempenho com notebooks corporativos, mas mesmo colocando todas essas ações em prática, é importante saber quando chegou a hora de atualizar seus equipamentos. Essa decisão é feita principalmente levando em conta o custo de atualização e de manutenção desses equipamentos, observando sempre o quanto isso impacta nos resultados da empresa.

Os sinais de que essa hora chegou estão geralmente ligados à produtividade. Os funcionários não conseguem mais desempenhar suas funções com eficiência? O uso das máquinas é frustrante? A defasagem cria brechas de segurança ao seu sistema? A equipe de TI está gastando muito tempo com manutenção que poderia ser utilizado mais estrategicamente?

Quando você começa a responder sim a mais de uma dessas perguntas, está na hora de investir em novos equipamentos. Se você sabe como tomar todos os cuidados para aumentar a vida útil de um notebook, essa hora vai demorar mais a chegar e sua empresa estará mais preparada para um novo investimento certeiro.

Essa é a sua busca no momento? Se você precisa de notebooks corporativos mas quer garantir o melhor custo-benefício e vida útil para seus equipamentos, por que não entra em contato com a gente? A Positivo tem as soluções tecnológicas perfeitas para a sua empresa!

Escreva um comentário

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.

Share This