Coleções

O Positivo Network Manager implementa o conceito de coleções de ativos (computadores e outros) para a distribuição de itens de configuração, distribuição de software e outras ferramentas diversas de maneira seletiva. Desta maneira é possível por exemplo, ativar o monitoramento ou bloqueio de software apenas para um conjunto de computadores da rede, ao contrário das versões anteriores do Positivo Network Manager.

Praticamente todas as ferramentas e configurações possíveis aplicadas a um ou mais computadores utilizam coleções para a seleção dos ativos alvo.

As coleções no Positivo Network Manager podem ser estáticas e/ou dinâmicas:

Criando Coleções

Para criar uma coleção, acesse a console do servidor desejado conforme descrito em Conhecendo a Interface Gráfica.

Na aba Ativos subítem Operacionais abra a árvore designada pelo nome do site desejado conforme figura a seguir:

 

 

Clique com o botão direito do mouse sobre o item Coleções e no menu de contexto selecione a opção Inserir Coleção. Uma caixa de diálogo será apresentada conforme a figura a seguir:

 

A caixa de diálogo de Inserir Coleção possuir três abas para seleção dos ativos que irão pertencer à esta coleção.

É possível selecionar ativos para a coleção misturando maneiras de seleção, ou seja, pode-se escolher ativos estáticos utilizando a primeira aba e também ativos dinâmicos utilizando pesquisas da segunda aba.

IMPORTANTE: Devido a possibilidade de selecionar computadores de forma estática e também dinâmica em uma mesma coleção, conflitos podem ocorrer. Por exemplo, suponha que um ativo foi selecionado estaticamente utilizando a primeira aba de seleção. Depois utilizando a segunda aba de seleção, uma pesquisa também foi selecionada. Se o computador selecionado estaticamente também participar do resultado da pesquisa, o Positivo Network Manager não irá duplicá-lo na coleção. No caso do ativo não mais participar da pesquisa por algum motivo, ele continuará participando da coleção, pois está selecionado de maneira estática pela primeira aba.