Obtendo Inventários de Arquivos e Extensões

O inventário de arquivos utiliza o mesmo mecanismo de busca do inventário de programas executáveis para descobrir a quantidade de arquivos e espaço em disco ocupado por arquivos dado um filtro utilizando caracteres '*' e '?'.

Como Configurar

Para acessar a ferramenta de Inventário de Arquivos e Extensões, acesse a interface gráfica do servidor conforme descrito em Conhecendo a Interface Gráfica. Expanda a raiz da árvore com o nome do site principal e também o item Ferramentas conforme figura a seguir.

 

IMPORTANTE: Quaisquer alterações em um item de monitoramento/bloqueio não são instantâneas. Os agentes do Positivo Network Manager receberão os itens criados/modificados automaticamente nos tempos pré-estabelecidos em que cada agente pergunta ao servidor se existem itens disponíveis para ele, ou clicando com o botão direito sobre o item escolhendo a opção Notificar Computadores Agora, ou ao enviarem inventário para o servidor. Não importando a maneira em que o agente foi notificado, ele irá receber todas as configurações feitas e não apenas a selecionada na árvore.

Criando um Novo Inventário de Arquivos e Extensões

Para criar um novo item de inventário, clique com o botão direito sobre o sub-item Arquivos e Extensões do nó da árvore Ferramentas conforme descrito anteriormente.

No painel da direita, será apresentada uma tela com opções para configuração do monitoramento/bloqueio conforme figura a seguir:

Antes de prosseguir, recomenda-se que o guia de Boas Práticas seja consultado na seção Ferramentas para garantir sempre que o Positivo Network Manager trabalhe no melhor desempenho possível.

Opções

A seguir, serão descritos cada grupo de opções apresentadas na tela de configuração.

Geral: O grupo Geral possui as seguintes opções:

Arquivos: O grupo Arquivos possui as seguintes opções:

Horários: O grupo Horários possui as seguintes opções:

Para comandar os computadores a processar os arquivos e enviar os dados da busca, simplesmente siga as mesmas orientação apresentadas na seção Inventariando Computadores no capítulo Obtendo Inventários de Programas Executáveis.

Obtendo Relatório do Inventário de Arquivos e Extensões de Todas os Computadores Configurados

Para obter um relatório de um inventário de arquivos e extensões configurado anteriormente:

Editando e Desabilitando Inventário de Arquivos e Extensões

Após um novo inventário de arquivos e extensões ter sido criado, ele pode ser alterado, removido ou apenas desabilitado. Para efetuar alguma dessas operações, expanda o item da árvore Ferramentas. Depois expanda o item Arquivos e Extensões. Será apresentado sob o item Arquivos e Extensões, todos os itens de Inventário que foram criados. Para selecioná-lo, clique com o mouse sobre o item desejado e no painel da direita será mostrada a tela igual a tela descrita no tópico anterior Criando um Novo Inventário de Arquivos e Extensões.

 

Todos os itens podem ser alterados seguindo os mesmos passos para a criação. No caso da remoção de uma palavra-chave, os dados referentes à esta palavra-chave que já estejam armazenados no servidor do Positivo Network Manager não serão removidos.

Algumas vezes, é interessante apenas desabilitar um item de inventário ao contrário de removê-lo definitivamente. Para isso a opção Geral, Estado pode ser alterada para Desabilitado. Desta forma, quando os computadores da rede sincronizarem informações com o servidor e encontrarem o item desabilitado, o inventário será interrompido até que o item seja habilitado novamente.

Após alterar qualquer propriedade do inventário de arquivos e extensões desejado, clique no botão Salvar no rodapé da janela para salvar sua nova configuração.

Removendo um Inventário de Arquivos e Extensões

Importante: Antes de remover uma ferramenta de Inventário é importante editar a ferramenta e mudar o campo Geral > Estado para desabilitado.

Para remover um item de inventário de arquivos e extensões do Positivo Network Manager, expanda o item da árvore Ferramentas. Depois expanda o item Arquivos e Extensões. Encontre o item de monitoramento desejado e clique com o botão direito do mouse sobre ele. Será apresentado um menu conforme figura a seguir:

 

Selecione a opção Remover Configuração do menu e o item será removido, juntamente com todos os dados de inventário coletados até o momento se existirem.

Notificando um Inventário de Arquivos e Extensões

Para forçar a sincronização do servidor com os clientes e agilizar a ação da ferramenta expanda o item da árvore Ferramentas. Depois expanda o item Arquivos e Extensões. Encontre o item de inventário desejado e clique com o botão direito do mouse sobre ele. Para notificar um item de inventário de arquivos e extensões do Positivo Network Manager, Será apresentado um menu conforme figura a seguir:

 

Selecione a opção Notificar Computadores Agora do menu e será enviado aos clientes uma notificação sobre a existência desta nova ferramenta, evitando ter que aguardar o tempo de sincronização entre cliente e servidor.

Obtendo Relatórios

Para acessar o relatório de inventário de arquivos e extensões do Positivo Network Manager de um item específico, expanda o item da árvore Ferramentas. Depois expanda o item Arquivos e Extensões. Encontre o item de inventário desejado e clique sobre ele.

No painel da direita será aberta a tela com as opções do item de inventário. Na parte superior da tela, serão apresentadas três abas, a primeira chamada Configuração possibilita o acesso aos dados de configuração do item de monitoramento. A segunda e terceira abas permitem acessar os relatórios dos dados de monitoramento coletados até o momento.

Relatório Consolidado

O relatório consolidado pode ser obtido agrupado por tipo de arquiv/extensão ou por computador. Para obter um relatório consolidado, clique sobre a aba Consolidado conforme figura a seguir:

 

Relatório Detalhado

Para obter um relatório detalhado, clique sobre a aba Detalhado, conforme figura a seguir.

 

O relatório detalhado apresenta uma linha para cada arquivo encontrado dentro dos filtros definidos na criação da ferramenta, apontando o computador onde foi localizado, o caminho até o arquivo dentro do computador, o tamanho deste arquivo e a data de quando foi encontrado.