Configurações Gerais do Positivo Network Manager
Para configuração e personalização do Positivo Network Manager, acesse na árvore de ativos o ramo Configurações e o item Geral.
Também é possível configurar algumas opções para apenas um conjunto de
computadores. Esta funcionalidade é descrita na sessão
Aplicando Configurações a um Conjunto de Computadores.

Tela de configurações gerais
Como mostra a figura anterior, as opções estão dispostas em seções. São elas:
Visualizar Ativos

Mostrar contador ao lado dos ativos: nesse combobox é possível escolher qual informação de contagem aparecerá do lado dos ativos na árvore de visualização de ativos como mostrada na seção Conhecendo a Interface Gráfica Principal do capítulo Iniciando a Operação do Servidor.
As informações de contagem disponíveis são:
- Todos os ativos: serão contados todos os ativos constantes no interior da árvore, não fazendo distinção nenhuma entre eles;
- Somente os sites: os contadores corresponderão somente ao número de sites contidos no interior da árvore;
- Somente os computadores: os contadores corresponderão somente aos ativos encontrados/adicionados como "Computadores" na árvore;
- Somente computadores e dispositivos SNMP: os contadores corresponderão somente aos ativos encontrados/adicionados como "Computadores" ou "Dispositivos SNMP";
- Todos menos os sites e grupos: os contadores corresponderão a todos os tipos de ativos encontrados/adicionados menos os sites e grupos.
Desempenho e Manutenção da Base de Dados

- Agendar manutenção periódica da base de dados: permite
definir o melhor momento para efetuar as rotinas de manutenção escolhidas
nas opções seguintes. Estas rotinas requerem uso intensivo da base de dados,
sendo imprescindível que seja determinado um dia da semana e horário que a
utilização do sistema seja mínima (tanto pelos operadores, por rotinas de
backup da base de dados, quando pelos agentes do Positivo Network Manager). Por
exemplo, se no domingo pela manhã a maioria dos computadores da empresa
estão desligados e os colaboradores estão de folga, este é um bom horário
para se agendar as operações de manutenção;
- Manter histórico das propriedades automáticas dos ativos por
no máximo X dias: Remove da base de
dados os dados coletados pelas ferramentas do Positivo Network Manager mais antigos
que o número de dias especificado. Dependendo da quantidade de ativos e
ferramentas criadas, esse número irá afetar diretamente o tamanho ocupado em
disco pela base de dados;
- Manter histórico das propriedades dos ativos por no máximo X
meses: Remove da base de dados os dados de histórico de alteração de
propriedades dos ativos mais antigos que o número de dias especificado.
Dependendo da quantidade de ativos, esse número irá afetar diretamente o
tamanho ocupado em disco pela base de dados;
- Eliminar eventos com mais de X dias: Remove da base de
dados os eventos gerados mais antigos que o número de dias especificado.
Dependendo da quantidade de ativos, esse número irá afetar diretamente o
tamanho ocupado em disco pela base de dados;
- Manter no máximo X eventos no banco de dados (-1 para usar
somente o limite de dias): Mantém na base de dados uma quantidade
de eventos aproximadamente igual ao número especificado (os eventos são
eliminados por ordem da data de geração). Se o valor for igual a -1, este
critério será ignorado pela rotina de manutenção;
- Após manutenção periódica da base de dados, efetuar reindexação
e compressão: esta opção faz com que ao final da execução das
rotinas de manutenção seja efetuada compressão (shrink) da base de
dados e reconstrução dos índices das tabelas. Esta tarefa é muito
importante, pois com o passar do tempo o desempenho do banco de dados vai se
degradando com a fragmentação das tabelas e índices. IMPORTANTE: Se existe
um DBA designado para efetuar essas rotinas no seu banco de dados, não
selecione esta opção para evitar sobrecarga desnecessária no banco de dados.
Licenças

-
Status a ignorar na contagem de licenças: Permite que os
ativos que possuem um status do ciclo de vida com o valor selecionado não
sejam contabilizados na contagem de licenças (para ver o número de licenças,
veja a tela Ajuda->Sobre). Os ativos que possuírem este status não poderão
mais ser operados pelo Positivo Network Manager. Caso um ativo com este status
mande inventário e as opções de mudança automática de status não estejam
configuradas corretamente, o status do ativo será removido.
Pesquisa de Ativos de Rede (Network Discovery)

- Iniciar buscar de ativos de rede as X horas e repetir automaticamente a cada X horas.:
pode-se optar que o Positivo Network Manager busque automaticamente ativos na rede de tempos em tempos. Caso marcado
é necessário escolher de quanto em quanto tempo essa busca será efetuada;
- Ativar ícones de ativos encontrados a menos de X horas (A)
e Marcar computadores que não enviam inventário há mais de X dias
(B): Estas duas regras alteram o ícone apresentado ao lado dos ativos
na árvore de acordo com a tabela abaixo:
Data da última vez que foi encontrado na rede |
Data da última vez que foi inventariado |
Ícone |
Encontrado recentemente |
Inventário recente |
 |
Encontrado recentemente |
Inventário antigo |
 |
Encontrado recentemente |
Sem inventário |
 |
Não encontrado recentemente |
Inventário recente |
 |
Não encontrado recentemente |
Inventário antigo |
 |
Não encontrado recentemente |
Sem inventário |
 |
- Atribuir automaticamente o status X para os ativos que forem
encontrados na rede: Durante a descoberta de ativos na rede, todos
os ativos encontrados irão receber ou terão seu status atual alterado para o
status indicado;
- Atribuir automaticamente o status X e cor Y para os ativos com
status Z que ficarem W dias sem serem encontrados: se selecionado,
os ativos que não forem mais encontrados na rede após o período de dias
especificado em W e que possuem o status especificado em Z terão seus
status modificados automaticamente para o valor escolhido em X.
IMPORTANTE: O ativo com status igual a X terá a cor do
seu nome na árvore igual a cor selecionada em Y, não importando se esta
regra foi selecionada ou não. A mudança de cor também não usará o critério
de dias definido em W.
IMPORTANTE 2: Caso o ativo possua inventário enviado pelo agente do Positivo Network Manager, a regra de mudança de status não será executada.
- Excluir automaticamente ativos com o status X que ficarem Y dias
sem serem encontrados e não possuem dados de inventário enviados pelo agente:
Os ativos que possuírem o status definido por X e ficarem Y dias sem serem
encontrados na rede serão automaticamente removidos (incluindo todos os seus
dados), desde que esses ativos não possuam dados de inventário enviados pelo
agente. Essa opção em conjunto com a opção anterior permite remover ativos
que são encontrados na rede, mas não pertencem à empresa, como notebooks de
prestadores de serviço e outros evitando "poluição" na árvore de ativos;
- Comunidades SNMP: para que o Positivo Network Manager possa consultar as propriedades SNMP dos dispositivos da rede, é necessário que as comunidades
SNMP estejam descritas neste campo. O campo public é padrão mesmo que não esteja discriminado. Utilize vírgula ou ponto-e-vírgula para separar mais de uma comunidade.
Inventários

- Excluir automaticamente computadores com o status X que ficarem Y
dias sem enviar inventário: caso marcado, todos os ativos com status
igual a X e que não enviam inventário no período determinado
em Y serão removidos juntamente com suas propriedades.
- Coletar inventário sobre dispositivos de armazenamento removíveis.:
caso marcado, serão coletados inventários de arquivos como pendrive, cartões de memória e outros.
E-mail

As informações contidas nessa seção estão relacionadas com a forma como o Positivo Network Manager se comunicará com os servidores de e-mail caso exista a necessidade de que eventos, gerados pelo Positivo Network Manager, sejam enviados por e-mail.
- Remetente: Nome que será apresentado no cabeçalho do mail no campo remetente. Não precisa necessariamente ser um endereço de e-mail;
- Servidor SMTP: preencha com o endereço do servidor de envio de e-mails;
- Porta SMTP: preencha com a porta em que o servidor de envio de e-mails recebe solicitações de envios;
- Segurança: selecione o padrão de segurança utilizado pelo servidor de envio de e-mails;
- Usuário SMTP: preencha com o nome do usuário cadastrado no servidor de envio de e-mails. Caso o modo de autenticação seja "No Login", este campo não precisa ser preenchido;
- Senha: preencha com a senha do usuário cadastrado no servidor de envio de e-mails. Caso o modo de autenticação seja "No Login", este campo não precisa ser preenchido;
- Redigite a senha: confirmação da senha digitada anteriormente;
- Autenticação: forma de autenticação utilizada pelo servidor de e-mail. Consulte o administrador da rede para definir qual autenticação é utilizada. A autenticação mais comum é Login Plain;
- Idioma para envio de emails: selecione o idioma que será utilizado no email enviado pelo Positivo Network Manager.
Eventos

As informações contidas nessa seção personalizarão para quem o Positivo Network Manager
irá notificar sobre cada categoria de um determinado evento.
O combo Eventos contém todos os tipos de eventos que o Positivo Network Manager é capaz de gerar. Para uma descrição sobre os eventos, acesse a seção Visualizando Eventos.
É possível escolher um e-mail específico para cada categoria de cada evento, ou seja, quando o evento é gerado, caso exista um e-mail relacionado a ele, este evento além de ser colocado na página de visualização de eventos, também será enviado para este e-mail relacionado.
Para associar um e-mail a uma categoria de um evento:
- selecionar o evento no combo de eventos;
- preencher o e-mail, no respectivo campo, para onde o evento de cada categoria será enviado. É possível cadastrar mais de um e-mail
para cada categoria utilizando ; para separá-los.
Monitoramento de Eventos do Windows
Através dessa seção, é possível configurar o Positivo Network Manager para obter eventos do Windows e transformá-los em eventos internos. Para configurar esses eventos, é necessário obter o nome da Fonte e os IDs associados a ela. Isso pode ser obtido no Visualizador de Eventos do Windows, observando as colunas "Fonte" e "Identificação do Evento":

Para cadastrar a Fonte e os IDs no Positivo Network Manager:

- Preencher o campo Fonte com o nome apropriado;
- Informar um ID e clicar no botão "+", para adicioná-lo à lista de IDs;
- Opcionalmente, cadastrar mais IDs associados à fonte (é possível cadastrar múltiplos IDs para uma mesma fonte);
- Ao final, clicar no botão Cadastrar;
É possível monitorar múltiplos eventos simultaneamente, cada um com uma fonte associada a múltiplos IDs. Para isso, basta repetir o processo para cadastrar outras fontes.
Uma vez cadastrados os eventos, deve-se habilitar a opção "Habilitar o Monitoramento de Eventos do Windows" para iniciar o monitoramento em todos os computadores cadastrados no Positivo Network Manager.
É também possível configurar a periodicidade com que o agente Positivo Network Manager irá varrer os eventos do Windows em busca dos eventos cadastrados. Tal valor deve ser especificado em minutos, e não deve ser inferior a 10 minutos.
Feita a configuração, deve-se inventariar os computadores para que eles recebam as novas configurações e iniciem o monitoramento.
IMPORTANTE: Valores baixos de periodicidade podem causar picos de uso de disco, CPU e banco de dados, dependendo da quantidade de eventos cadastrados.
Traps SNMP

Esta opção define para quais IPs serão enviados traps dos eventos gerados pelo Positivo Network Manager, para qual comunidade e em qual versão do protocolo SNMP.
Integração Microsoft SMS/SCCM

Clique nesta opção para que o Positivo Network Manager gere arquivos NOIDMIF com os dados de inventário e
os eventos para integração com o Microsoft SMS (Systems Management Server).
Proxy

Para redes que utilizam proxy é necessário realizar o cadastro do host juntamente da porta utilizada, informando também o usuário
com permissão de acesso e a senha.
Distribuição de Sistema Operacional

A ferramenta de Distribuição de Sistemas Operacionais necessita de alguns parâmetros que são configurados neste local. O primeiro parâmetro é o Local onde está instalado o WAIK (Windows Automation Installer Kit), e geralmente encontra-se em "C:\Program Files\Windows AIK". Em seguida, a Pasta com os arquivos de boot do Windows PE. Deve-se criar essa pasta, inserindo nela os arquivos pxeboot.n12, bcdedit.exe e bootmgr.exe. Tais arquivos encontram-se na pasta de instalação do Windows PE. Os parâmetros de comunicação multicast, como Endereço Multicast Início, Endereço Multicast Final, Porta Inicio, Porta Final, geralmente devem ser mantidos com os valores padrões.
XML-RPC

É possível realizar integração do Positivo Network Manager com outros softwares através do cadastro de um usuário com permissão de acesso à
API deste software, para maiores informações sobre os softwares com esta disponibilidade entre em contato com a Positivo Informática.
Thin Clients

Monitoramento de Espaço Livre em Disco Monitoramento de Espaço Livre em Disco Monitoramento de Espaço Livre em Disco
Através dessa seção é possível configurar o Positivo Network Manager para
identificar dispositivos Thin Client.
Para isso, utilize o campo Prefixos identificadores para adicionar
conjuntos de caracteres iniciais dos dispositivos Thin Client presentes no
parque de computadores. Múltiplos valores podem ser inseridos, utilizando a
vírgula como separador. Os novos valores serão aplicados somente após uma nova
busca de ativos.
É possível também coletar as atividades de Login nos dispositivos Thin
Clients encontrados. As informações de login são capturadas do servidor de
conexão remota durante seu inventariamento. Para isso, utilize o campo Nome do
servidor RDS ou ICA para especificar os servidores a serem monitorados.
Múltiplos valores podem ser inseridos, utilizando a vírgula como separador. É
necessário garantir que os servidores de conexão tenham a política de auditoria
de login ativada, conforme o caminho: Computer Configuration\Policies\Windows
Settings\Security Settings\Local Policies\Audit Policy\Audit logon events com
valor Success. Não é necessário manter os eventos de auditoria por tempo
superior a 14 dias.
Salvando escolhas
Para salvar todas as modificações nas opções do Positivo Network Manager, basta clicar no botão Configurar.
O botão Valores Padrão retorna todas as opções disponíveis na página aos seus valores tidos como padrão para o Positivo Network Manager.
Aplicando Configurações a um Conjunto de Computadores
Para modificar as configurações para um subconjunto de computadores, utilize
o menu Reconfigurações do Positivo Network Manager. Estas configurações podem
ser aplicadas a um conjunto de computadores selecionados individualmente, por resultado de um relatório ou por
coleção de maneira a ter precedência sobre as Configurações Gerais.
Se desejar não sobrescrever algum item de configuração
estipulado nas Opções Gerais ou não utilizar o item de reconfiguração disponível, deixe o valor em branco.
Criando/Editando Itens de Reconfiguração
Para criar um novo item de reconfiguração ou editar um já existente, acesse o
item Reconfigurações da árvore do Positivo Network Manager conforme figura a
seguir.

Monitoramento de Espaço Livre em Disco
Monitoramento de Espaço Livre em Disco Monitoramento de Espaço Livre em Disco Monitoramento de Espaço Livre em Disco
Para ser avisado pelo Positivo Network Manager quando o espaço livre em disco atingir níveis críticos
em um ou mais computadores, configure um item de reconfiguração escolhendo os computadores e os
limites a serem monitorados. Quando os limites forem ultrapassados, ou voltarem ao normal, o
Positivo Network Manager enviará um evento ao servidor.