O processo de instalação do Positivo Network Manager será descrito nos passos a seguir. Este procedimento foi testado e elaborado para a distribuição Ubuntu 10.10.
# tar –xf pnm_linux6.tar.gz
# cd pnm-Release-std6
# apt-get install smartmontools flashrom
# apt-get install ia32-libs
# ./instalador.sh
O Positivo Network Manager pode ser instalado com um servidor pré-configurado ou no modo sem servidor (OEM):
Para habilitar o monitoramento de sensores de hardware em placas-mãe com o chip IT87 (IT8721F), deve-se compilar e instalar o módulo de kernel responsável por essa finalidade. O código-fonte do módulo está disponível para download em http://khali.linux-fr.org/devel/misc/it87/.
# mkdir it87
# cd it87
# wget http://khali.linux-fr.org/devel/misc/it87/it87.c
# wget http://khali.linux-fr.org/devel/misc/it87/Makefile
# make
# make install
Também deve-se instalar o programa "lm-sensors", responsável por mostrar os valores de temperatura, tensão, etc, obtidos dos sensores. O lm-sensors está disponível para download em http://lm-sensors.org/wiki/Download. Para fins desse manual, será utilizada a versão 3.3.0.
# wget http://dl.lm-sensors.org/lm-sensors/releases/lm_sensors-3.3.0.tar.bz2
# tar -xf lm_sensors-3.3.0.tar.bz2
# cd lm_sensors-3.3.0
Antes da compilação do lm-sensors, é necessário instalar suas dependências:
# apt-get install bison flex
Em seguida, compila-se o programa:
# make
# make install
O próximo passo é a configuração dos sensores:
# modprobe coretemp
# modprobe it87
# sensors-detect
Será feita uma sequência de perguntas para determinar os sensores disponíveis, responda “YES” para cada uma delas. Adicione as seguintes linhas ao final do arquivo /etc/modules, caso elas não tenham sido adicionadas automaticamente:
coretemp
it87
Por fim, deve-se configurar o Positivo Network Manager para fazer a leitura das informações dos sensores:
# /etc/init.d/pnm stop
# touch /etc/pnm/files/loadHardwareMonitor.dat
# /etc/init.d/pnm start
Para acessar o monitoramento de sensores e configurar as faixas de valores detectados, deve-se utilizar a interface disponível no seguinte endereço: https://localhost:52653/cgi-bin/HardwareSensors
O Positivo Network Manager pode ser acessado localmente através do endereço: https://localhost:52653/. Para o acesso remoto, basta acessar o endereço http://endereço-ip:52653. O acesso deve ser feito através do navegador Mozilla Firefox. Ao acessar o endereço, será necessário confirmar uma exceção de segurança.
Nessa página, é possível:
O servidor Positivo Network Manager consegue comunicar-se com o cliente Linux e executar operações tais como:
No servidor, as máquinas Linux são representadas na árvore de ativos através de um ícone padronizado.
O inventário de software funciona de forma semelhante ao inventário de software no Windows. Como no Linux um shared object (.so) também é um programa instalável e possui utilitários que também são considerados programas instalados, a lista de softwares no servidor torna-se maior para este sistema operacional.
O cliente faz o monitoramento de smart automaticamente. Caso ocorra alguma falha nos discos rígidos da máquina, será gerado um evento para o servidor.
Caso ocorra algum erro durante a execução do Positivo Network Manager, será gerada uma mensagem no arquivo /var/log/syslog ou /etc/adoti/error.log.
Para reiniciar o Positivo Network Manager, pode-se utilizar o comando:
# /etc/init.d/pnm restart
O Positivo Network Manager pode ser desinstalado utilizando-se o comando:
# cd /etc/pnm
# ./instalador.sh remove
IMPORTANTE: consulte o arquivo README.txt que pode ser encontrado junto ao pacote de arquivos de instalação do Positivo Network Manager para Linux para esclarecer eventuais dúvidas. O fornecedor Positivo Network Manager não oferece suporte à Linux.