Com o crescimento cada vez mais intenso da tecnologia, torna-se fundamental que empresas de todos os tamanhos e áreas de atuação invistam em ferramentas, equipamentos, máquinas e sistemas modernos e inovadores.

Assim, é possível aprimorar os processos da companhia, alcançar maior qualidade, melhorar a rotina de trabalho dos colaboradores e o atendimento ao cliente, lucrar mais e manter-se competitiva, entre tantos outros benefícios do investimento em tecnologia.

Por isso, as empresas fornecedoras de tecnologia também se esforçam para aprimorar seus produtos, o que nos leva a um intenso crescimento da inovação nacional. Mas, para que isso continue acontecendo e para que possamos contar com um parque tecnológico moderno e completo no Brasil, é importante investir na tecnologia brasileira.

E então, que tal contar com a tecnologia nacional para trazer mais inovação e qualidade para a sua empresa? Antes de fazer esse investimento, você deve entender melhor a importância da decisão, as características legais envolvidas e as vantagens que o negócio pode conquistar por meio da inovação brasileira. Continue a leitura e descubra!

Quais as vantagens de priorizar a tecnologia brasileira?

Valorizar e investir na inovação nacional traz grandes vantagens imediatas para a empresa, e também importantes benefícios a longo prazo que farão a diferença na longevidade e no crescimento do negócio. Agora, saiba melhor quais são elas!

Compreensão das necessidades da empresa brasileira

O mundo está cada vez mais globalizado — e a tecnologia tem uma forte responsabilidade nisso. Entretanto, cada país continua tendo as suas características próprias.

Com isso, não há ninguém melhor do que o time de uma empresa brasileira de tecnologia e inovação para entender e ser capaz de oferecer o que os negócios nacionais e os próprios brasileiros precisam, como devem ser atendidos, que tipo de tecnologia deve receber maiores investimentos, como falar e atingir esse público etc.

Afinal, há produtos que funcionam perfeitamente bem lá fora, mas que, no Brasil, não podem ser introduzidos da mesma maneira — é necessário fazer adaptações, seja no item em si ou na maneira com que ele é divulgado.

Estabelecimento de foco no público brasileiro

Como a sua empresa contribui para o desenvolvimento do Brasil? Seja tecnológica, intelectual e/ou economicamente, é importante tomar atitudes concretas que demonstrem que há uma preocupação em movimentar o cenário brasileiro.

Para o cliente, investir em tecnologia brasileira transmite a sensação de que você confia no que está sendo feito por aqui. Outra consequência é que seu público-alvo entenderá que você conhece, então, as necessidades, desejos e preocupações do brasileiro.

Afinal, apesar de muitas das companhias de tecnologia do Brasil também serem multinacionais e lidarem com clientes em outros países, o foco principal é o solo nacional. Isso tem como resultado, por exemplo, a praticidade de o cliente — tanto de varejo quanto corporativo — poder conversar com o suporte em português.

Aquecimento do cenário tecnológico nacional

Valorizar a tecnologia brasileira dá início a um processo que, a longo prazo, trará resultados grandiosos e muito importantes. Quantos mais negócios investem nessas empresas fornecedoras e produtoras de tecnologia, mais haverá a necessidade de otimizar e aumentar esse investimento.

Dessa forma, as empresas brasileiras de tecnologia tornam-se cada vez mais capazes de atender ao que os negócios e os clientes do país precisam. Com o tempo, portanto, elas terão recursos, estrutura e tecnologias locais cada vez melhores.

Esse aquecimento também alcança as empresas multinacionais, que passam a dar mais atenção ao cenário brasileiro. Com isso, a tecnologia e os profissionais do Brasil passam a ser mais valorizados.

Garantia de compliance

Ao lidar com tecnologia, é fundamental que a sua empresa siga todos os regulamentos e leis brasileiras, ou seja, que pratique o compliance. Essa pode ser uma área delicada ao negociar com companhias estrangeiras, já que elas não necessariamente conhecem as legislações do nosso país. Consequentemente, podem haver complicações resultantes.

Enquanto isso, uma empresa brasileira de tecnologia que segue as leis daqui entende muito bem o que você precisa. Isso facilita até mesmo na hora de assinar os contratos, pois eles serão em português e, portanto, haverá menos chances de algo passar batido ou de ir contra as regras praticadas em solo nacional.

Quais aspectos legais devem ser levados em conta?

Como adiantamos, a garantia de compliance quanto aos aspectos legais é uma das grandes vantagens de investir em tecnologia brasileira. Nesse sentido, a lei 12.965 de 2014, chamada de Marco Civil da Internet, pode ser particularmente complicada de ser seguida à risca por companhias de fora do Brasil.

Conforme a internet e a tecnologia avançam, torna-se mais forte também a necessidade de elaborar leis para regularizá-la — entretanto, é fundamental preservar a autonomia, a liberdade de expressão e a privacidade dos usuários, sejam pessoas jurídicas ou físicas.

Assim, o Marco Civil da Internet busca justamente estabelecer preceitos que guiem o uso da internet, de sistemas, da computação em nuvem e de outras ferramentas tecnológicas de forma a respeitar os dados e a privacidade de cada um.

Isso é extremamente importante para a sua empresa, que deve garantir a segurança de todas as informações sobre os colaboradores e clientes. Além disso, se dados relacionados a estratégias e projetos vazassem, por exemplo, os planos da companhia poderiam ser comprometidos, enfraquecendo-a diante da concorrência.

Diante disso, na hora de desenvolver um sistema de nuvem para a companhia, de adquirir sistemas de gestão e demais ferramentas para a inovação tecnológica da organização, a legislação não pode deixar de ser levada em conta. As empresas brasileiras estão preparadas para garantir transparência e eficiência nesse processo.

Como escolher uma empresa de tecnologia brasileira?

Para que você possa colher todos os benefícios operacionais e estratégicos que mencionamos aqui — e muitos mais! —, é fundamental acertar na escolha da empresa de tecnologia brasileira com a qual você vai trabalhar.

Então, procure empresas que queiram fazer parte da inovação nacional e do crescimento que continuará se intensificando ao longo dos próximos anos. Busque companhias altamente capacitadas e que demonstrem, por meio de certificações, treinamentos e projetos, o quanto estão dedicadas a oferecer produtos de cada vez maior qualidade.

As companhias de tecnologia brasileira devem se dedicar àquilo que move o mercado atual: levar a tecnologia cada vez mais longe dentro do país. Dessa forma, você também fará parte dessa jornada e, ao investir em ferramentas inovadoras e que farão a diferença no dia a dia do negócio, conquistará crescente sucesso e fortalecerá o relacionamento com os clientes.

Viu só? A tecnologia brasileira vai revolucionar a sua empresa! Para começar agora mesmo a investir na inovação nacional, entre em contato com a gente e descubra o que podemos fazer por você.

Escreva um comentário

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.

Share This