Positivo do seu jeito

Tecnologia

® Shutterstock

Aprenda a criar uma senha forte para suas redes sociais

Criar uma boa senha é indispensável para viver na era da internet. Veja como proteger suas redes sociais de forma efetiva.

13 de setembro de 2017

por: Equipe Positivo

Você já parou para pensar que tudo o que impede que os nossos dados mais importantes sejam expostos para o mundo é uma senha? E quando falamos de redes sociais, celular e internet esse assunto fica ainda mais tenso e 13preocupante, uma vez que são esses conjuntos de números, letras e símbolos que guardam informações muito preciosas sobre nós e a nossa vida.

Senha
® GIPHY

Hoje em dia descobrir a senha do celular ou das redes sociais de alguém parece não ser algo muito difícil. Afinal, você já deve ter visto milhares de notícias ou postagens de amigos dizendo que tiveram suas redes sociais e aparelhos invadidos por outras pessoas misteriosamente. Essa situação parece boba, mas é muito preocupante quando se tem fotos, arquivos e até dados bancários cadastrados nessas plataformas.

Vídeos
® GIPHY

O fato é que na hora de criar uma senha, a maioria das pessoas não querem “perder tempo” e acabam colocando qualquer coisa só para usarem logo o serviço. A desculpa é que em outra hora elas retornam para esse passo e trocam a senha por uma melhor, mas isso raramente acontece. O resultado são senhas fracas, que podem ser facilmente descobertas.

Vídeos
® GIPHY

Mas então, como criar uma senha que seja forte o bastante e ao mesmo tempo fácil de ser lembrada? A seguir daremos algumas dicas:

1. Não use palavras que existem

A ideia é que você crie uma palavra nova, que só você saiba, ou misture algumas consoantes e vogais que podem representar significado para você. Isso dificulta o trabalho dos hackers.

2. Combine letras maiúsculas, minúsculas, símbolos, números e espaços

Assim dificilmente alguém irá desvendar sua senha. Afinal, as possibilidades são imensas.

3. Não use a mesma senha para várias contas

Se, por exemplo, a senha do seu Facebook for descoberta, a de todas as outras redes também serão. Tente sempre criar senhas novas e evite apenas trocar algum caractere.

4. Fuja do óbvio

Datas de nascimento, nome do pai, da mãe, dos filhos e do cachorro estão entre as senhas mais comuns da internet e são sempre a primeira aposta dos hackers, uma vez que esses dados podem ser descobertos com uma breve pesquisa no seu perfil.

5. Não compartilhe sua senha

Isso vale para qualquer pessoa: parceiros, amigos, irmãos, colegas de trabalho e principalmente ligações telefônicas. Nunca diga suas senhas para ninguém.

6. Troque suas senhas com frequência

O ideal é que você troque a cada 3 meses. Assim, se alguém por um acaso acabar descobrindo sua senha, a pessoa em questão não terá acesso às suas redes por muito tempo.

7. Ao receber e-mails de novo cadastramento de senha, atualize imediatamente

As redes sociais e os e-mails passam por constantes atualizações de segurança. Quando alguém tenta acessar sua conta diversas vezes é comum que você receba um alerta, pedindo para que verifique e cadastre uma nova senha. Se isso acontecer, acesse sua conta imediatamente e troque seus dados de acesso.

8. Invista em um gerenciador de senhas

Lembrar muitas senhas pode ser algo difícil. Se esse for o seu caso, existem diversos programas disponíveis que armazenam os dados de maneira segura e evitam que você perca algum acesso por esquecimento.

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.